Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page
RESPONDA
COMO VOCE ENCONTROU ESTE SITE?
GOOGLE
FECEBOOK
EMAIL RECEBIDO
RECEBI CONVITE
POR ACASO
OUTROS
ORKUT
GRUPO
Ver Resultados





ONLINE
1




Partilhe esta Página



VISITAS


contadores para blog FIM VISITAS

 

 

 

RECADINHO DO POMIN


Get a Voki now!

FIM RECADINHO

 

 

FITOTERAPIAS

 

 

SITE EPEFELY PUBLICIDADES

DIVULGUEM AQUI

 

MEU FACEBOOK

 

 


Pinheiro de natal
Pinheiro de natal

Pinheiro de Natal

22-11-2010 22:58

 

 




Como estamos próximos ao Natal, vamos saber um pouco mais sobre a árvore simbólica:



O PINHEIRO




Os pinheiros são 
árvores pertencentes à divisão Pinophyta, tradicionalmente incluída no grupo das gimnospérmicas. Este artigo se refere apenas às plantas do género Pinus, da família Pinaceae.


São nativos a maioria do Hemisfério Norte. Na América do Norte, com diversidade mais alta no México e na Califórnia. Na Eurásia, eles ocorrem desde Portugal e leste da Escócia até o extremo oriental da RússiaJapão, norte da África, oHimalaia com uma espécie formando a floresta de coníferas subtropical, o (Pinheiro de Sumatra) que já cruzou o Equador em Sumatra. Os pinheiros são também plantados extensivamente em muitas partes do Hemisfério Sul.
No 
Brasil também são chamados pinheiros, espécies que na verdade não fazem parte da família Pinaceae, como a Araucária (Araucaria angustifolia), mais conhecida como pinheiro-do-paraná. Este pertence a família Araucariaceae, que é pequena e nativa apenas do hemisfério sul. Abrange dois gêneros somente: oAgathis, (natural da Austrália) e o Araucaria que aparece no ChileArgentina e sul-sudeste do Brasil, em regiões de altitude elevada, ou seja, acima de 500 m.

Uso

 


O pinheiro é a 
espécie comercialmente mais importante para a produção demadeira nas regiões temperadas e tropicais do planeta. Muitos deles são utilizados como matéria-prima para a produção da celulose, que é empregada na produção de papel. Isso porque o pinheiro é uma madeira leve, que possui um rápido crescimento. Além disso ele também pode é plantado com uma grande densidade populacional e a queda de suas folhas (acículas) produz um efeito alelópatico em plantas de outras espécies ou seja as folhas inibem o crescimento de outras plantas (denominadas de plantas daninhas nas florestas plantadas), o que provoca uma redução na competição por águaluz e nutrientes nas florestas de pinheiros. Um exemplo típico é o da Pinheiro radiata (Pinus radiata D. Don).
resina de algumas espécies é importante fonte de breu do qual se extraiterebintina e outros óleos essenciais. Algumas espécies têm sementes comestíveis que se podem cozinhar ou assar. Algumas espécies são usadas como árvores de natal e suas pinhas e ramos são largamente usados em decorações natalícias. Muitos pinheiros são também usados como plantas ornamentais em parques e jardins. Uma grande quantidade de espécies anãs é cultivada para plantio em jardins residenciais. Também existe uma longa tradição oriental, especialmente na China e no Japão, e bem difundida entre as culturas ocidentais modernas, do cultivo de miniaturas artísticas das mais diversas espécies de pinheiros, osbonsai, um termo emprestado do idioma japonês.

Os pinhais plantados sempre sofrem acentuado risco de incêndio por causa da camada de acículas secas que se acumulam no solo e porque a árvore possui grande quantidade de resina a ponto de seu material ser explosivo em determinadas condições.




 
Ligação com o Natal
 
 



O Pinheiro é usado como símbolo do 
Natal. Conta uma lenda que, quando Cristonasceu, as árvores ao seu redor queriam dar-lhe presentes. Apenas o pinheiro, pobre pinheiro, não tinha presentes para dar ao "rei". Com pena da árvore, asestrelas decidiram enfeitar o pinheiro, cobrindo-o com elas mesmas e palha. Assim, o pinheiro virou o símbolo do Natal e, por isso, as pessoas enfeitam árvoresno Natal.